Computadores de bordo
Todos os carros fabricados hoje têm pelo menos um computador responsável por monitorar as emissões do motor e fazer os ajustes para mantê-las nos níveis mais baixos possíveis. O computador recebe informações de muitos sensores diferentes, incluindo:
- Sensor de oxigênio, sensor de pressão do ar, sensor de temperatura do ar, sensor de temperatura do motor, sensor de posição do acelerador, sensor de detonação.
- Utilizando as informações destes sensores, o computador pode controlar coisas como injetores de combustível, velas e o ajuste da marcha-lenta para obter o melhor desempenho possível do motor, ao mesmo tempo que mantém as emissões em níveis baixos. O computador também pode detectar quando algo está errado e informar o motorista através da luz com a inscrição "Check engine" (Verifique o motor) no painel. Um mecânico pode fazer a leitura do código de diagnóstico do computador e corrigir o problema.
Dependendo da sofisticação do carro, existem diferentes tipos de computadores. Por exemplo:
Se o carro possui freios antitravamento, existe um computador fazendo a leitura da rotação das rodas e controlando os freios;
- Um carro com sistema de abertura sem chave ou de segurança possui um computador para tais sistemas;
- Sistemas avançados de controle de clima normalmente possuem computadores;
- Atualmente, alguns carros possuem bancos e espelhos motorizados com memorização de ajuste para vários motoristas;
- Qualquer rádio ou CD-player com mostrador digital contém o seu próprio computador;
- Sistemas de controle automático de velocidade utilizam computadores.
Vale ressaltar a importância dos tais não só para o conforto dos usuários, mas também para a segurança, já que podem reduzir, bastante a quantidade de mortes no trânsito, o qual é um dos maiores causadores delas no país.
Fonte: http://carros.hsw.uol.com.br/
Computadores de bordo
Reviewed by
Unknown
on
23:46
Rating:
Nenhum comentário